Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Música do Brasil

Música do Brasil

Zeca Pagodinho em Portugal num show comemorativo de 100 anos de samba

 

Uma das maiores estrelas do samba brasileiro e quatro vezes vencedor do Grammy Latino, Zeca Pagodinho retorna a Portugal para um espectáculo exclusivo, comemorativo de 100 anos de samba.

Com uma musicalidade inspirada no samba carioca, Zeca Pagodinho representa o espírito livre e de fácil levada do carioca e vai estar no Coliseu de Lisboa, a 24 de Novembro como parte de uma digressão europeia, coincidindo com a celebração dos 100 anos de samba.

Após ter sido uma das atracções principais da cerimónia de abertura dos Jogos Olimpicos Rio 2016 (junto a Gilberto Gil e Caetano Veloso) e, anteriormente ter tocado na noite de Reveillon no Rio para 1 milhão de pessoas, neste espectáculo Zeca mostrará que é um sambista superstar com todos os créditos e este raro show promete uma viagem ao fundo do coração da cultura brasileira e, portanto, será um grande evento no calendário de música para os milhares de brasileiros que moram em Portugal e, claro, para todos os amantes da música brasileira.

Nascido como Jessé Gomes da Silva Filho em 1959 e criado em Irajá, um bairro de trabalhadores da zona Norte do Rio, Zeca começou a cantar desde criança na década de 1970 fazendo parte da escola de samba Portela. Acabou por se tornarum artista regular em reuniões informais (de fundo de quintal) onde o estilo de samba, conhecido como pagode, alcançou uma grande popularidade em todo o subúrbio do Rio.
Pagode foi inicialmente um movimento musical, uma espécie de renovação do samba, apresentando estrondosas cordas de aço mais alto e instrumentos de percussão, como o banjo e o tan-tan, - estes encontros musicais ao ar livre requerem instrumentos que possam ser ouvidos em um ambiente acústico.
Desde o inicio, que o Pagode se caracterizou por uma nova linguagem que refletia a forma em que as pessoas realmente falam, incluindo gírias. Foi realmente o som autêntico e a voz dos subúrbios do Rio e tornou-se um léxico aceito como estilo dentro do samba.