Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Música do Brasil

Música do Brasil

Pernambucanos da Kalouv lançam vídeo para “Peixe Voador”

A banda Kalouv acaba de lançar o clipe para a canção “Peixe Voador”. O single faz parte do compacto “Planar sobre Invisível”, gravado este ano no projeto Converse Rubber Tracks, em São Paulo. O clipe gravado em plano sequência em uma praia deserta de Natal, traz direção e roteiro de Jônatas Barbalho. Na coreografia, o ator e dançarino Micaio Lima reage às notas da música, como se corpo e som fossem um só. O vídeo é uma realização Transtorno Filmes e E-studio 840.

 

Em seis anos de banda, essa é a primeira vez que a Kalouv produz um clipe - o que não significa sua ausência dos serviços de vídeo. Pelo contrário: os próprios fãs incluem a música em edições de filmes populares, ou produzem conteúdo original para as canções. Ao notar essas criações, os rapazes perceberam que a forma como as composições são construídas estimulava a imaginação dos ouvintes. O guitarrista Túlio Albuquerque conta que a partir dessa percepção, eles começaram a alimentar a vontade de fazer algo no audiovisual:

 

“Chegamos a montar equipes algumas vezes, mas sempre algo dava errado. Até que finalmente conhecemos Jônatas, o diretor do vídeo, numa das viagens que fizemos a Natal para tocar. Notamos que ele tinha a sensibilidade necessária e toda motivação do mundo pra fazer isso acontecer. A partir desse encontro, praticamente tudo ficou nas mãos dele. Tivemos a sorte também de ter a participação de uma equipe muito talentosa e querida, além de um ator/dançarino extremamente expressivo que foi o Micaio Lima, que criou e executou muito bem a coreografia. A escolha pelo plano sequência também foi um ponto que contribuiu muito para a leveza e fluidez da mensagem. Ficamos muito felizes e surpresos com o resultado”, conta.

 

A conexão entre o áudio e o visual na Kalouv é um detalhe percebido pelos integrantes. Talvez pelo fato das músicas não terem letras, estas são vistas como telas brancas em que o ouvinte constrói sua própria história. A cada novo trabalho os rapazes procuram artistas visuais que se conectem com o espírito das canções. As artes de “Sky Swimmer” (2011) foram produzidas por Ianah Maia; as de “Pluvero” (2014), contaram com as ilustrações do Imarginal; já o compacto “Planar sobre o Invisível” (2016), ganhou o toque de Alexandre Palacio.

 

O trabalho mais recente da Kalouv, o compacto produzido no projeto Converse Rubber Tracks, traz nas concepções das músicas o videogame, fruto direto da união entre o visual e o sonoro. No clipe de “Peixe Voador”, o visual é explorado de maneira reflexiva e sincera, ganhando novas nuances por meio da coreografia de Micaio Lima.

 

“Sempre nos emocionamos muito quando víamos alguém dançando na plateia durante o show. Nossa música às vezes pode parecer um pouco introspectiva, mas percebemos também ao longo do tempo que essa introspecção pode fazer com que o ouvinte seja transportado para algum outro lugar de forma metafórica. O corpo consegue exprimir isso de forma muito sincera, e quando há um movimento como o da dança, sabemos que algo de transformador aconteceu ali”, analisa Túlio.

 

No som instrumental da Kalouv entram influências do post-rock ao shoegaze, com altas doses de rock progressivo. Atualmente em turnê, esse ano foi o mais movimentado da banda: foram duas tours passando por três regiões do país e apresentações no Festival de Inverno de Garanhus (PE) e no Prata da Casa, do Sesc Pompeia (SP). Ainda este ano eles embarcam em uma passagem pelo Nordeste, onde participarão do Festival DoSol (RN) e Big Bands (BA). Fazem parte do grupo os músicos Basílio Queiroz (baixo), Bruno Saraiva (teclado), Rennar Pires (bateria), Saulo Mesquita (guitarra) e Túlio Albuquerque (guitarra).