Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Música do Brasil

Música do Brasil

MIMO Festival em Portugal terá Nação Zumbi, Céu, Rodrigo Amarante e Herbie Hancock

PicMonkey Collage

 

Começa nesta sexta, 21, a segunda edição europeia do MIMO Festival, na charmosa cidade de Amarante, em Portugal. Atrações brasileiras como a cantora Céu, a banda Nação Zumbi, Rodrigo AmaranteHamilton de Holanda e o cantor Jards Macalé vão se apresentar no evento, que vai até dia 23 de julho, domingo.

 

Dos internacionais, estão na programação o grande pianista norte-americano Herbie Hancock, e o grupo Tinariwen, do deserto do Mali. Também vão se apresentar a londrina Ala.Ni, que foi vocalista de Andrea Bocelli, a baterista e compositora Anne Paceo, uma das maiores figuras do novo cenário do jazz francês, e o português Manel Cruz, vocalista, guitarrista e letrista que ganhou notoriedade, na década de 1990, como integrante da banda de rock Ornatos Violeta.

Após a edição de Portugal, O MIMO Festival acontecerá em cinco municípios brasileiros este ano, sendo que serão quatro festivais e dois circuitos (edições menores). São eles: o Circuito Mimo Tiradentes, 28 e 29 de setembro; Circuito Mimo Ouro Preto, 29 e 30 de setembro; Mimo Festival Paraty, 6 a 8 de outubro; Mimo Festival Rio de Janeiro, 10 a 12 de novembro; e o Mimo Festival Olinda, de 17 a 19 de novembro.

MIMO Festival reúne jazz, música erudita, popular e eletrônica, além de promover exibições de cinema, workshops, etapas educativas e Chuva de Poesia. O evento é uma realização da Lu Araújo Produções, Musickeria e Araújo & Bartilotti Artes.

 

image001

 

Confira a programação do MIMO Festival 2017 em Amarante, Portugal:

CONCERTOS

 

JARDS MACALÉ (Brasil)

21/07 – MIMO AMARANTE | MUSEU AMADEO DE SOUZA-CARDOSO – 20H30

Exímio violonista, arranjador e autor de sucessos eternizados por grandes nomes da música brasileira, como Maria Bethânia, Gal Costa, Luiz Melodia e O Rappa, o irreverente cantor e compositor carioca vive um período de reconhecimento e grande visibilidade de sua obra. Formado na melhor tradição das músicas popular e erudita e com mais de 50 anos de carreira, está sempre se reinventando, tocando ao lado de jovens instrumentistas e atraindo fãs das novas gerações. No concerto, com seu trio, mostrará canções marcantes, como “Vapor barato”, “Mal secreto” e “Negra melodia”. Sempre ligado à vanguarda cultural, tem filmes sobre sua trajetória, como “Jards”, de Eryk Rocha, e o curta “Tira os óculos e recolhe o homem”, que serão exibidos no Festival MIMO de Cinema.

 

NAÇÃO ZUMBI (Brasil)

21/07 – MIMO AMARANTE | PARQUE RIBEIRINHO – 01H15

O grupo pernambucano, que ganhou projeção ao misturar o maracatu ao rock e à música eletrônica, fez turnês mundiais e teve discos prensados nos EUA, Europa e Japão, volta à cena com álbum de inéditas – o anterior foi “Fome de tudo” (2007) – e novo concerto. Aos 20 anos da morte do líder, Chico Science, investe em uma sonoridade diferente da que a consagrou como expoente do movimento de contracultura Manguebeat, nos anos 1990. Formada agora por Jorge Du Peixe (voz), Lúcio Maia (guitarra), Dengue (baixo), Pupillo (bateria), Toca Ogan (percussão), Da Lua e Tom Rocha (alfaias), mostrará as novas músicas – “A melhor hora da praia” e “Um sonho” – e clássicos, como “Manguetown” e “Meu maracatu pesa uma tonelada”.

 

HAMILTON DE HOLANDA & O BAILE DO ALMEIDINHA CONVIDAM MAYRA ANDRADE (Brasil/ Cabo Verde)

22/07 – MIMO AMARANTE | PARQUE RIBEIRINHO – 01H15

Após o extraordinário sucesso na primeira edição do MIMO Amarante, em 2016, o bandolinista de 10 cordas Hamilton de Holanda & O Baile do Almeidinha regressam ao Parque Ribeirinho, com a participação da cantora cabo-verdiana Mayra Andrade. Sua voz, como o repertório do baile-show, traz tons radiantes, dançantes, batidas aveludadas e melodias apimentadas. A gafieira moderna, capitaneada pelo instrumentista e compositor carioca – vencedor do Grammy Latino e do Echo Jazz, em 2016 – surgiu no bairro boêmio da Lapa, em 2012, virou ponto de encontro no Rio de Janeiro e foi levada a grandes festivais no exterior, reunindo mais de 150 mil pessoas, que se deixam embalar por clássicos da música brasileira e composições autorais.

 

RODRIGO AMARANTE (Brasil)

23/07 – MIMO AMARANTE | PARQUE RIBEIRINHO – 21H45

A caminho de lançar o segundo álbum solo, o cantor e compositor carioca – que integrou a banda de rock alternativo Los Hermanos – saboreia aos 40 anos o recomeço, respaldado pelo reconhecimento da crítica ao minimalista e introspectivo “Cavalo”. O disco foi lançado no Brasil em 2013 e, em seguida, no mercado externo, levando o artista a percorrer os palcos do mundo, a fim de promover a nova sonoridade de seu trabalho. Com o retrocesso da banda e o convite para gravar nos EUA com Devendra Banhart, reencontrou o baterista do Strokes, Fabrizio Moretti, que conhecera em Lisboa, formando com ele a banda Litlle Joy. Em 2008, decidiu se mudar para Los Angeles, onde escreveu as músicas para o primeiro disco do exílio voluntário. Em 2016, Rodrigo ficou mais em evidência no exterior, ao ser indicado ao Emmy como autor de “Tuyo”, tema de abertura da série “Narcos”, e anunciou que já preparava material para um novo álbum. O artista, que carrega Amarante em seu nome, está de volta a Portugal como uma das atrações do MIMO Festival.

CÉU (Brasil)

23/07 – MIMO AMARANTE | PARQUE RIBEIRINHO – 23H

Uma das mais vozes de maior brilho da nova geração, desde que surgiu em 2005, Céu mostrará em Amarante seu mais recente trabalho, “Tropix”. O quarto disco de carreira da cantora e compositora paulistana é unanimidade entre os críticos e assinala sua adesão às batidas eletrônicas. Duas vezes premiado com o Grammy Latino em 2016 – um deles, o de melhor álbum de pop contemporâneo em língua portuguesa – o CD foi indicado este ano ao A2IM Libera Awards, um dos principais da música independente dos EUA (categoria “world music”). Em “Tropix”, Céu mistura referências tropicais à sonoridade eletrônica, revisitando o trip hop dos anos 1990, a discoteca do final dos anos 1970 e o R&B dos anos 1980, com um olhar atual.

 

Fonte: Virgula Música

Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.