Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Música do Brasil

Música do Brasil

Sucesso em ‘Avenida Brasil’, pagode volta a figurar entre os ritmos preferidos do país

Quem ainda não ouviu e em alguma situação já usou a expressão “Assim você mata o papai”, referindo-se ao sucesso do grupo Sorriso Maroto, que compõe a trilha sonora de Avenida Brasil?  Ao longo dos anos, as novelas brasileiras tem ditado a moda, costumes e até o gosto musical da sociedade. A música divulgada através da novela faz com que o público relacione a trilha sonora ao personagem da trama e, no caso de Avenida Brasil o pagode tornou-se sinônimo de um ambiente alegre, com gente bonita e claro, reduto de jogadores de futebol.

O destaque na novela das nove não só consagrou os principais centros de pagode do Rio de Janeiro como também fez reviver em todo o Brasil o sucesso do início da década de 1990. No último domingo, em Campinas, mais de três mil pessoas estiveram presentes no show do Sambô, que contou com a participação do grupo ‘Deixa Rolar’. O grupo campineiro - que inclusive tem três músicas gravadas com o Sorriso Maroto – sente os efeitos desta exposição. “Nós acreditamos que na música, assim como todas as áreas culturais, existem ciclos que ditam as tendências. A novela da Rede Globo, exibida no horário mais nobre da programação, trouxe um tema voltado para a vida de jogadores de futebol e um subúrbio carioca onde a trilha sonora de diversos personagens é o pagode. Esse tipo de exibição diária faz com que um número muito grande pessoas passe a novamente ouvir as músicas e baixar para seus aparelhos, pedir as canções nas rádios e principalmente frequentar ambientes onde o pagode é tocado”, explica Fábio Henrique, vocalista do grupo.

Todo o impacto gerado por essa ‘onda’ resulta no crescimento do público nos shows e no aumento do consumo de produtos ligados ao pagode. “Houve um aumento no número de pessoas no nosso show e como não poderia ser diferente, o público pede para tocarmos os sucessos da novela. Às vezes, até mais de uma vez no mesmo show. Esse impacto é percebido também nas redes sociais, na mídia em geral e nas rádios”, comenta o vocalista. Com três músicas gravadas em estúdio com o Sorriso Maroto, os integrantes do ‘Deixa Rolar’ não escondem a satisfação de ver os companheiros de profissão como referência nacional. “É uma grande satisfação. Aprendemos muito todas as vezes em que tivemos a oportunidade de estar com eles, conversar, trocar ideias e, principalmente, ver a construção desses 15 anos de carreira com os erros e os acertos. Isso nos serve de exemplo para construir a nossa”, conclui Fábio.

 

Familia GDR

Há seis anos na estrada, o Grupo Deixa Rolar vem conquistando seu espaço e se consolidando como o principal grupo de pagode da região de Campinas. Com o aval de Bruno Cardoso, líder de um dos maiores grupos de pagode do cenário nacional, o Sorriso Maroto, o GDR tornou-se sinônimo de carisma e ‘casa cheia’ por onde passa.

A história de Fábio, Cris, Eric, Léo e Fonseca não difere de tantos outros grupos de sucesso que começaram por diversão e acabaram se profissionalizando. Apesar de pouco tempo, o Deixa Rolar já possui um cd autoral gravado e abriu o show de artistas consagrados como Belo, Sorriso Maroto, Pixote, Turma do Pagode e Jeito Moleque. Este ano, foram convidados para tocar na festa de lançamento da novela ‘Avenida Brasil’, da Rede Globo.


Enviado por Interage