Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Música do Brasil

Música do Brasil

«O Micróbio do Samba», Adriana Calcanhotto

No primeiro álbum com assinatura integral na escrita, Adriana Calcanhotto arrisca o samba. O micróbio pegou!

Explica a própria que «O Micróbio do Samba» é filho de geração espontânea. Certo é que sem plano nasceu uma emulação do samba que sugere muitos carnavais. Não é o caso, ainda que raramente Adrianha Calcanhotto se dirija aos puristas.

As canções de «O Micróbio do Samba» só ganharam esse rótulo após um parto sem plano. É essa aliança entre desprendimento e simplicidade que o torna num álbum rico ao nível da escrita, onde Adriana raramente falha e dos arranjos em que se faz acompanhar por inquestionáveis como Davi Moraes, Rodrigo Amarante, Moreno Veloso e Domenico Lancelloti.

Cada um à sua maneira ajuda a torná-lo numa obra singular na discografia extensa de Adriana Calcanhotto e única num contexto da música brasileira que em anos recentes recebeu excursões de Caetano Veloso e Maria Rita ao samba, nem sempre com os melhores resultados.

«O Micróbio do Samba» é diferente porque o samba é uma consequência e não uma causa. Enquanto acto experimental, equipara-se ao melhor que já ouvimos de Adriana Calcanhotto. Mesmo sem sequela prevista, o lastro é o de um disco autoral só possível por quem «vive a sorrir».

 

Fonte: Disco Digital

Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.