Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Música do Brasil

Música do Brasil

Chico César e Paulinho Moska com mini-digressão em Portugal

Chico César

 

Primeiro concerto é já sábado em Famalicão
Os músicos brasileiros Chico César e Paulinho Moska iniciam sábado em Famalicão uma mini-digressão que os levará ainda a Lisboa e Alcobaça, noticia a agência Lusa.

 

Neste espectáculo, que foi já apresentado em 30 cidades brasileiras e em Santiago do Chile, os dois músicos interpretam canções de cada um, e ainda dois temas de André Abujamra, «Alma não tem cura» e «Mundo».

«São os dois únicos temas que não são nossos, mas do Abujamra que interpretamos», disse à Lusa Chico César.

«O espectáculo que vamos apresentar em Portugal começou há muito tempo com o show 'Os 5 em palco', que, além de mim, reunia o Moska, Zeca Baleiro, Marcos Suzano e Lenine, e daí pensámos fazer só nós dois», explicou Chico César.

A experiência de cantarem juntos «tem resultado bem» e os dois artistas pensam até gravar um CD com o espectáculo.

«Tem resultado tão bem que temos a ideia de editar um CD, pois nós cantamos 15 canções em conjunto, e quatro cada um a solo», disse Paulinho Moska.

 

Dois cantores com o gosto comum pela palavra

Segundo Chico César, «o bom resultado do espectáculo deve-se ao gosto comum pela palavra, mas termos escolhas muitos diferentes musicalmente».

«O Moska é mais da área do rock urbano, e eu da música regional nordestina», disse Chico César.

Os dois músicos actuam sábado na Casa das Artes em Vila Nova de Famalicão, segunda-feira no Teatro S. Luiz, em Lisboa, no âmbito do ciclo «Outras Lisboa», e quarta-feira no Cine-Teatro de Alcobaça.

Os músicos, que afirmam ter «uma longa relação com Portugal», apresentam-se em palco «com dois violões em duas afinações diferentes: um na afinação básica e outro numa afinação alternativa», explicou à Lusa Moska.

«Gosto de ir a Portugal pois conhecem muito da música brasileira, toda ela, muito além dos clichés da Bossa Nova, da MPB [Música Popular Brasileira] e estão atentos aos novos valores como Adriana Calcanhoto, Zélia Duncan ou Vanessa da Mata», disse Chico.

«Eu diria mesmo que temos uma presença quase imperialista relativamente a Portugal, neste sector cultural. São as telenovelas, vamos cantar muito a Portugal, e passamos na rádio, etc.», acrescentou.

 

Chico César já trabalhou com artistas portugueses

Chico César trabalhou com o poeta português Tiago Torres da Silva num álbum, e ainda com os artistas Rui Veloso e Filipa Pais.

O músico prevê editar um novo álbum em Junho, «Francisco Forro y Frevo», com qual realizará uma digressão á Europa e que poderá voltar a incluir Portugal.

«Nesse álbum eu mergulho inteiro nas grandes festas populares nordestinas. Nas Joaninas por altura do S. João com o Forró e nas Momescos, no Carnaval, com o Frevo», explicou Chico César.

Paulo Moska projecta editar um CD a partir do seu programa televisivo «Zoombido».

«Nesse programa há 78 duetos com tudo que é gente, de Gilberto Gil a Nilton Nascimento, Zélia Duncan ou Francis Hime», disse.

O CD, a editar pela Biscoito Fino, reunirá alguns desses duetos, «mostrando do brega ao rock, do pop ao baião, do samba ao jazz, passando pela MPB».

Moska já actuou duas vezes em Portugal: no Coliseu de Lisboa, com os Delfins, na apresentação do álbum «Saber a amar», e no do Porto por ocasião de um Festival de música brasileira.

 

Fonte: IOL Música