Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Música do Brasil

Música do Brasil

Veja frases que marcaram a vida de Tim Maia, que morreu faz 12 anos

Tim Maia era uma figura única na MPB. Como descreveu Thomaz Souto Correia, ex-vice-presidente do Conselho Editorial da editora Abril, Tim era um franco-atirador. Não ligava para o que as pessoas pensassem dele, contanto que respeitassem seu trabalho.

Nesta segunda, dia 15, fazem 12 anos que um dos maiores ícones musicais da história do nosso país morreu por conta de uma infecção generalizada, diretamente relacionada a seus problemas respiratórios, de obesidade e diabetes.

Para lembrar um pouco de sua figura rebelde, engraçada e genial, deixamos Tim falar de Tim. Aliás, deixamos Tim falar de tudo. Abaixo, você lê frases marcantes de sua vida, que mostram que o cantor e compositor não tinha medo de nada nem de ninguém: das gravadoras, dos empresários, da Globo ou das drogas. Na verdade, ele só tinha um pouco de medo da solidão...

Roberto Carlos

"Fiquei três anos tentando fazer Jovem Guarda. Fui sabotado pelo Roberto e pela turma dele. Eles tinham medo da soul music."

"Roberto Carlos não é geniozinho. Ele é inteligente, batalhador e canta mais ou menos."

MPB

"No meu disco de bossa nova, gravei Garota de Ipanema em inglês sim. Em português, até o Dom Helder Câmara já gravou. Só falta mesmo o delegado Romeu Tuma fazer uma versão também"

"Quando soube que o Prince pediu 180 toalhas no camarim pra tocar no Rock in Rio, passei a pedir 18 toalhas por show. Ou seja, pedi 10% do Prince pra ver se fico mais valorizado."

“O segredo do meu sucesso é o equilíbrio: metade das minhas músicas são esquenta-sovaco e a outra metade é mela-cueca.”

Gravadoras

"O Rio de Janeiro é um dos centros mundiais do jabaculê. Nós somos testas-de-ferro das mesmas gravadoras que não deixam tocar música brasileira no rádio."

"Já sou independente. Rompi com as gravadoras faz tempo. Financeiramente, estou me dando muito melhor que antes"

Raça

"Gosto do Sargentelli. Ele é uma pessoa legal. Enquanto ele está vivo, deveria angariar fundos pra fundar uma universidade de pretos, já que ele colocou tantas mulatas pra mostrar a bunda."

"Hoje, sou latino, mas em Nova York eu era preto mesmo."

"O Brasil é uma terra de mestiço pirado querendo ser puro-sangue"

Sexo

"O bom é quando você senta em cima da mão esquerda pra ela ficar dormente e você pensar que é outra pessoa que está te tocando."

"Não saio com mulheres famosas porque não pago acima da tabela"

"Não sou sexualmente planejador. Fui criado na zona e sempre paguei royaltie normal."

“O problema do gordo é que ele quando beija, não penetra. E quando penetra, não beija.”

Família

"Meu sobrinho Ed Motta ficou besta pra caramba. Se deixar, ele manda o Tim Maia pra casa do cacete"

Rede Globo

"Tive que acionar a Globo na Justiça porque eles me cortaram até do fundo musical do Xou da Xuxa. E quem mandou me cortar? O Boni!"

"Todo mundo quer me ver cantar na Globo porque ela é um veículo de comunicação mais danado"

Drogas

"Eu sou o bispo Tim Maia e tenho meus adeptos: chamo os ‘doidões’ para o Circo Voador e faço o meu show"

"Eu não fumo, não bebo e não cheiro. Meu único defeito é que eu minto um pouco"

"A maior propaganda da cocaína está na TV. Eles mostram os papelotes e os caras abrindo os sacos com aquela faquinha"

Religião

"Quando cheguei lá, vi que a Cultura Racional era umbanda, candomblé, baixo espiritismo (...) "Ele (Jacinto Coelho) passou 15 anos com seu Sete da Lira e tinha uma propriedade enorme em Nova Iguaçu, que incluía até um motel para extraterrenos"

Estilo de vida

"Resolvi fazer uma dieta rigorosa. Cortei com o álcool, gorduras e açucar. Em duas semanas, perdi 14 dias."

Tim Maia

"Por enquanto sou um sujeito que, em vez de estar dormindo com uma Miss Brasil até as 9 da manhã, acaba dormindo com uma prostituta que sai correndo às 6h43 e ainda leva quinzinho. Mas isso vai mudar."

 

Fonte: Virgula Música