Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Música do Brasil

Música do Brasil

Dia da Música Popular Brasileira: As novas caras da MPB

Na data em em que se comemora o “Dia da Música Popular Brasileira”, selecionamos 10 nomes que vale à pena ficar ligado. Alguns já alcançaram as paradas de sucesso e outros ainda estão no meio do caminho.

 

Fonte: Virgula Música

 

Sem a pretensão de escolher um novo Chico Buarque e com uma pulguinha atrás da orelha questionando, afinal, o que realmente define uma música como MPB, nossa lista está recheada de novas nuances, ritmos e arranjos para o estilo que dá nome a grande parte da produção musical brasileira.

 

Céu – Uma das mais elogiadas cantoras da safra de novas divas brasileiras. Em agosto, lançou o disco Vagarosa, no qual passeia com delicadeza e segurança por ritmos jamaicanos como dub e reggae e pelo samba.

 

Diogo Nogueira – Filho de João Nogueira, o sambista já foi indicado ao Grammy Latino, na categoria Artista Revelação e lançou em junho o álbum Tô Fazendo Minha Parte, o primeiro de músicas inéditas.

 

Marina de La Riva – Faz uma já consagrada mistura de música brasileira com boas pitadas e referências cubanas. Em 2007, lançou o disco Marina de La Riva, que lhe rendeu convites para trabalhar com o Três na Massa e com a Orquestra Sinfônica da USP.

 

Tiê – Já foi modelo, vocalista de apoio da banda do Toquinho, dona de brechó/bar e em 2008 lançou seu primeiro disco Sweet Jardim. Suas letras abordam de forma inteligente o universo amoroso, acompanhadas por melodias simples e agradáveis. Indicada ao VMB 2009, na categoria MPB.

 

Maria Gadu - É uma das grandes apostas para 2009. Uma de suas composições, Shimbalaiê, está na trilha da novela global Viver a Vida. Seu visual meio indie engana, A moça tem mesmo os dois pés na MPB.

 

Marcelo Camelo – O ex-vocalista do Los Hermanos tem tido ótima experiência em sua carreira solo. Cantor e compositor, arrasta uma legião de fãs a cada show do seu disco de estreia, Sou. No palco, é acompanhado por integrantes do grupo paulista Hurtmold e pelo instrumentista Rob Mazurek.

 

Mariana Aydar – Lançou recentemente seu segundo disco, Peixes Pássaros e Pessoas, repleto de boas batucadas e produzido por Kassin e Duani. Filha do multiinstrumentista Mario Manga, cantou forró durante três anos na banda Caruá, foi vocalista do grupo de Miltinho Edilberto e do trio elétrico de Daniela Mercury antes de se se entregar à MPB.

 

Vander Lee - Já lançou seis álbuns – o mais recente, Faro, reúne um pouco de toda a sua carreira. Sua músicas normalmente é definida como MPB, com toques românticos, elementos do samba e até mesmo do rock mineiro.


Moreno Veloso – Filho de Caetono Veloso, é integrante da Orquestra Imperial e também participa do trio Moreno + 2, ao lado dos músicos Domenico Lancelotti e Kassin.  Gravou em 2000 seu primeiro disco Máquina de Escrever Música e já compôs para artistas como Adriana Calcanhotto, Roberta Sá e, claro, Caetano Veloso.

 

Roberta Sá – Lançou em agosto o DVD do show Que Belo Estranho Dia para se Ter Alegria, com participações de Ney Matogrosso e Chico Buarque. Participou do programa de televisão Fama, da rede Globo e tem grande influência do samba de raiz.

Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.