Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Música do Brasil

Música do Brasil

Os Titãs abrem baú de imagens

Filme com gravações amadoras conta história da banda

 

 

A história dos Titãs é contada no cinema de maneira muito peculiar. O filme A vida até parece uma festa, dirigido por Oscar Rodrigues Alves, parte de um rico acervo de gravações amadoras feitas pelo vocalista Branco Mello.

Com a intimidade de ser um dos rapazes, a câmera de Branco está ligada desde a década de 80 registrando a intimidade, a estrada, as reuniões e as inúmeras viagens. Entre registros em VHS, Super 8 e Mini DV, foram mais de 200 horas de material que serviram de matéria prima para o roteiro amarrado por Branco e Oscar. Depois de uma curta passagem pelas salas de cinema, o divertido filme ganha edição em DVD pela Warner Music com direito a extras com cenas excluídas e alguns clips na íntegra.

Ao longo de 95 minutos a câmera de Branco mostra uma banda em mutação. Em um dos trechos mais surpreendentes a banda aparece em 1982 no lendário Teatro Lira Paulistana tocando uma pré-versão de Bichos escrotos que fica em alguma prateleira entre a vanguarda e os Mamonas Assassinas; corte para o estúdio onde a banda grava o clássico LP Jesus não tem dentes no país dos banguelas vestindo roupas de um rock pesado . Outra divertida surpresa mostra os primeiros programas de auditório, passando desde o já clássico Chacrinha até as bizarrices de Gugu Liberato.

Entre clips, histórias engraçadas, cenas de bastidores e piadas internas as imagens caseiras trazem o dia-a-dia de uma banda de rock. A vida acontece entre aeroportos, palcos e camarins improvisados. Passa o grande sucesso comercial do Acústico e as reuniões para decidir o título de um álbum. Mas nem só de festa vive o filme dos Titãs. O roteiro também toca com coragem por assuntos delicados, como a prisão de integrantes da banda e a morte do guitarrista Marcelo Frommer. A saída de Nando Reis e Arnaldo Antunes também é encarada com sinceridade pela banda.

A vida até parece uma festa narra a história de uma maneira peculiar. Auto-biografia visual enriquecida com o baú de imagens da banda, conta a saga dos Titãs. Mas mostra, além de tudo, a história de um grupo de amigos. Fazer parte de uma banda de rock é o sonho de diversos meninos, mas esses oito meninos transformaram a fantasia em realidade.

 

 

Fonte: ZiriGuidum