Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Música do Brasil

Música do Brasil

A brasileira Mariana Aydar encerra sua turnê europeia em Portugal, emocionada por finalmente cantar na terra de seu avô

A cantora Mariana Aydar

 

A cantora brasileira Mariana Aydar, sucesso de crítica no Brasil e no exterior, é uma revelação da nova safra de cantoras da MPB. A artista realizou turnê pela Europa, onde passou por Portugal, terra de seu avô, e apresentou o seu segundo trabalho, o álbum Peixe, Pássaro e Pessoa (Universal).

Mariana disse que o tema do disco é a relação do homem moderno com o mundo e do aprisionamento do ser humano. Segundo ela, é uma alusão de como, muitas vezes, os bichos estão mais à frente do que nós. "Os pássaros podem estar nas gaiolas, mas podem voar. Os peixes podem estar no aquário, mas podem nadar. E a gente parece que nunca sai da nossa prisão, da nossa casa, do nosso escritório", esclareceu.

Depois de atuações na França e na Inglaterra, a brasileira concluiu sua passagem pela Europa na segunda-feira (25), em Lisboa, no Centro Cultural de Belém (CCB). Na plateia, a turma de amigos das terras lusas, além dos seus familiares, que vieram do Brasil exclusivamente para assistir à primeira apresentação da neta do sr. António Mendes em sua pátria. Mariana subiu ao palco acompanhada pela banda, composta por Duani (bateria), Márcio Arantes (baixo), Fumaça (percussão), Gustavo Chagas (guitarra) e Lucas Vargas (teclado).

Era possível perceber no rosto da plateia a expressão de expectativa do que ia acontecer na noite de primavera no auditório do CCB. Em instantes, a resposta veio com a voz suave e carinhosa de Mariana, interpretando uma composição de sua autoria, "Minha Missão" (1º CD, Kavita), e "Palavras Não Falam" (do 2º CD). Após a entrada, Mariana aproveitou a emoção do momento para expressar o seu carinho e agradecimento pela presença de seus amigos portugueses e de seus familiares.

A artista explicou o que é sentir o prazer de cantar pela primeira vez na terra onde ainda alimenta a saudade das férias de sua infância. "Tenho fortes ligações com Portugal. Aqui nasceu meu avô materno, António Mendes, na cidade de Guimarães. Ainda muito jovem, imigrou para o Brasil, mas continuou a vir aqui visitar seus familiares e me ensinou a amar esta terra. Para mim, é um grande prazer estar aqui profissionalmente, mostrando meu trabalho a todos vocês", disse a artista.

A plateia retribui com calorosas salvas de palmas e a festa continuou com novas canções, entre as quais uma de sua autoria "Aqui Em Casa". Aos poucos, a neta do sr. Mendes foi se soltando e fez bonito para seus convidados. Cantou samba, forró tocando triângulo e, como não poderia deixar de lado, um fado português. Cantar a típica música de Portugal foi um pedido do avô, ainda no Brasil. "Achei que seria muito difícil atendê-lo, apesar de apreciar o fado. Mas, uma vez em terra de grandes fadistas, como Ana Moura, Mariza e outras, resolvi arriscar", disse.

O repertório da noite incluiu também outras interpretações, como "Beleza Pura" (Caetano Veloso). Quando todos pensavam que o show tinha terminado, o público foi surpreendido por um convite de Mariana para cantar e dançar um forró, "Feira de Mangaio". Segundo a artista, a canção faz parte do início de sua carreira como cantora. E assim Mariana tocou triângulo, com Duani na zabumba, numa grande festa.

No final do espetáculo, a artista recebeu os convidados, que formaram uma grande fila na recepção do teatro. Muito simpática, Mariana atendeu a todos, autografou CDs e falou à Brasileiros. "Realmente, fiquei muito emocionada. Teve horas que tive que fazer muito esforço para conter minhas emoções, mas estou muito feliz de ter realizado este sonho de cantar na pátria de meus familiares", afirmou.

A cantora expressou o seu desejo de voltar o mais breve possível e apresentar as suas músicas ao público português. Como não podia deixar de ser, os avós paternos da cantora (Beatriz Aydar, 80, e Rachide Aydar, 87) e os maternos (Sara Mendes, 73, e o homenageado António Mendes, 83), presentes no espetáculo, falaram com muito carinho e felicidade. Foram unânimes em dizer que assistir pela primeira vez a uma apresentação da neta fora do Brasil foi uma experiência incrível.

 

Fonte: IG Música

Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.