Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Música do Brasil

Música do Brasil

Vinicius Terra - Tour Mundial de pre lançamento do EP de Estreia em Maio 2009

 

 

 

 

 

 

 

Enviado por Tiago Nalha! Obrigada!

Após Gabriel O Pensador e Marcelo D2, chega em Portugal, O terceiro rapper da dinastia do hip hop brasileiro.

 

Conheça Vinicius Terra: o carioca que “sacudiu” a cena hip hop Tuga em apenas duas semanas do mês de fevereiro e agora prepara-se para retornar em maio para apresentar o EP de Estreia! Para juntar o util ao agradavel, o DJ Nel´assassin(ITF 2005 - Champ / DMC World DJ Championships – Champ), irá acompanhar o Rapper durante a Tour, aguarda se com intuisiasmo um espectaculo recheado de qualidade com ritmos e grooves quentes oriundos do Rio de Janeiro.

Diferente de seus antecessores é  respeitado não somente por rappers, mas por jazzistas e formadores de opinião por principalmente em seus shows conseguir agradar um público de faixa etária diferentes: desde adolescentes até senhores que gostam de bossa nova.

Releituras, incidentais, samples e citações. Electrónico e acústico: todos ao mesmo tempo. Assim podemos definir basicamente esta inovadora mistura que oxigena o rap e oferece à bossa nova um novo caminho após 50 anos de sua existência.A Bossa-Rap, idealizada e formatada durante exactamente uma década, pelo articulador do movimento hip hop brasileiro, poeta e músico carioca Vinícius Terra, consiste em unir a harmonia e a poesia da bossa nova com o ritmo e o protesto do rap; gerando assim, um som intimista e ao mesmo tempo empolgante.

 

Paradoxal? Exato. Mas é justamente essa a grande metáfora provocativa a qual essa está disposta a propor: o diálogo musical e ideológico entre morro e asfalto; zonas sul e norte da maravilhosa e caótica cidade do Rio de Janeiro; passado e presente somados a um futuro que resulta em união, cumplicidade e mais respeito nas sociedades – não somente no Rio, mas em todas as metrópoles que coexistem com as dicotomias.

 

Tais conceitos podem ser percebidos em Quando a bossa encontra o rap, que traz músicas do elogiado show que passou por cidades brasileiras e europeias onde Vinícius, narra como o rap e a bossa nova se encontram em diversas situações: na praia; no carnaval; no revéillon; na fila dos bancos e dos supermercados; no futebol de domingo; na “dura” policial...

 

Neste EP editado mundialmente pelo label Side FX Blue (que antecipa com algumas faixas o aguardado álbum “A Bossa-Rap de Vinícius Terra – Capítulo I: Antes de tudo”), é possível notar através de cada música o trânsito desses elementos. Há o cheiro do ser humano cosmopolita e a realidade visível como a dos telejornais e suas notícias nem sempre agradáveis; o gosto da paz e do conflito e o tato da poesia áspera e leve. Uma verdadeira sinestesia que aguça nossos sentimentos e raciocínio para uma nova visão de mundo. Portanto, que seus ouvidos estejam bem abertos para quando a bossa encontra o rap!

 

 

"A Bossa-Rap de Vinícius é considerada tão inovadora quanto o samba-rap de Marcelo D2, trazendo ouvintes do rap para a bossa e vice-versa" (magazine Music Box – Lisboa, Portugal).

 

"A mistura inovadora é do músico brasileiro Vinícius Terra... A proposta pretende provocar e estabelecer o diálogo musical e ideológico entre morro e o asfalto... Narra como o rap e a bossa nova se encontram no Rio de Janeiro".(Jornal Diário de Notícias – Funchal, Ilha da Madeira).

 

“A Bossa-Rap de Vinícius Terra é a mistura... que vem contribuindo para que o rap chegue aos ouvidos daqueles que, antes, não passava nem  perto dos brincos”. (site Rapevolusom).

 

“... tão inovador quanto o hip hop com samba de Rappin’ Hood e Marcelo D2”. (site RIO Festa).

 

“Um rapper que misturou bossa nova ao seu som”. (tablóide Jornal do Brasil).

 

“... uma experimentação sonora que ‘oxigena’ o rap no Brasil e a cultura hip hop...”. (site Bocada Forte).

 

“... toma de assalto a cena underground carioca, causando impacto e admiração em artistas de diversos segmentos logo nas primeiras aparições”. (site Real Hip Hop).

 

“Vinícius Terra apresenta ao underground da cena hip hop a Bossa-Rap: unindo a bossa nova, ritmo genuíno do Rio de Janeiro, com o rap, promovendo a busca do perfeito equilíbrio entre morro e asfalto; a contestação e o saudosismo. Traz experimentações especialmente significativas para a música rap brasileira, criando uma nova e precisa necessidade do hip hop: a aproximação da identidade musical nacional e também se presta a uma homenagem feita a todos aqueles que acreditam, acima de tudo, no valor da música brasileira”. (revista Rap Brasil).