Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Música do Brasil

Música do Brasil

Zeca Pagodinho mostra bastidores de último disco

 

Edição de luxo do novo álbum traz DVD com making of

  

Álbum lançado por Zeca Pagodinho em outubro de 2008, Uma prova de amor ganha edição especial que inclui um DVD. O vídeo é um programa apresentado pela MTV que traz imagens do making-of das gravações e uma entrevista com o cantor. Produto de luxo do cantor popular, chega ao mercado pela Universal Music em parceria com a MTV.

A câmera ligada no estúdio registra cenas e curiosidades das gravações. À vontade, Zeca tira os sapatos na hora de cantar, bebe sua cerveja, recebe amigos e músicos. Celebra seus compositores e recebe amigos como Regina Casé (a quem o disco é dedicado), Antonio Pitanga e músicos como Beth Carvalho, Arlindo Cruz, Jorge Benjor e a Velha Guarda da Portela. O curioso encontro com João Donato, que no disco divide com Zeca sua Sambou...sambou, ficou de fora.

Prato cheio para pesquisadores e curiosos, a boa idéia requenta a vida do disco e aumenta o interesse. Juntos na mesma caixa, o disco e seu documentário viram um registro histórico para a posteridade. Mas, infelizmente, mostra poucas curiosidades e decisões sobre as gravações. A entrevista não vasculha revelações, se resume a um papo descontraído em que Zeca comenta faixa-a-faixa o novo disco.

Zeca Pagodinho não é muito de entrevistas, mas seria interessante um documentarista mais participativo e invasivo, levantando curiosidades e opções tomadas. Na faixa que batiza o disco a câmera flagra Zeca cantando a capella e concluindo: "Agora estou entendendo a música, agora está no meu coração". Se tivesse mais momentos como esse seria bem mais valioso, renderia ainda mais. Do jeito que está, fica apenas a simpática historia do disco.

Bom disco, Uma prova de amor é o primeiro CD de inéditas de Pagodinho em dois anos. Seu trabalho anterior passava a limpo a gafieira com repertório campeão e arranjos de uma big band de luxo. Aqui Zeca volta a seus autores preferidos, pesca repertório em churrascos que oferece em sua casa em Xerém (Rio). Mas Uma prova de amor vai além da informalidade do fundo de quintal, com arranjos de cordas e participação de grandes músicos que vestem o pagode com roupa de gala.

Nobre mesmo é a iniciativa de registrar a história atrás do disco,mesmo que de maneira rasa. Zeca perpetua um documento sobre seu bom momento e agrega maior valor ao novo trabalho.

 

Fonte: ZiriGuidum