Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Música do Brasil

Música do Brasil

O natal no cancioneiro brasileiro

 

   CD traz novas gravações para grandes compositores  

 

Lançar discos feitos sob medida para o Natal não é nenhuma novidade. A grande diferença de Natal bem brasileiro é que esse foge do padrão meloso e apelativo da grande maioria. Lançado pela Biscoito Fino, o CD reúne quinze nobres nomes da música brasileira em um repertório de grandes compositores. O lançamento é resultado de três anos de pesquisa do produtor Thiago Marques Luiz.

Natal bem brasileiro traz gravações inéditas feitas especialmente para o disco. Única exceção fica com o Poema de natal, de Vinicius de Moraes. A gravação, apresentada como bônus, traz a voz do poeta acompanhado pelo violão de Toquinho e foi lançada originalmente em 1977 no álbum duplo Antologia poética. Vinicius também aparece como parceiro de Francis Hime em Natal, que divide com Leila Pinheiro. Da dupla Baden e Vinicius, Olivia Hime traz Velho amigo.

Maria Bethânia, sublime como de costume, dá ares renovados ao clássico Boas festas, de Assis Valente. Presença óbvia no repertório do CD, ganha na voz de Bethânia uma leitura emocionada e intimista. A cantora é acompanhada apenas por seu maestro Jaime Alem (arranjo e violões) e João Carlos Coutinho (acordeon). Já Dominguinhos coloca voz em outro clássico, O velhinho. O compositor lembrou que essa música o acompanha desde seu início de carreira, na Rádio Nacional.

A voz de Jane Duboc desliza fácil em Natal das crianças, de Blecaute. Já Maria Alcina traz seu humor escrachado e veste com ares de charleston E nasceu Jesus, de Orlandivo e Roberto Jorge. Graciosa, Elba Ramalho revela o nordeste de Cartão de natal, parceria de Luiz Gonzaga e Zé Dantas. Flávio Venturini visita o natal de Simone Guimarães e Sérgio Natureza em Ô de casa. O vozeirão de Célia valoriza (praticamente descobre) Meu menino Jesus, parceria de Roberto e Erasmo Carlos, gravada pelo Rei em 1998. Segue a doce Miúcha com a canção Feliz natal, de Armando Cavalcanti e Klécius Caldas.

Presente para seu público, Zezé Motta aparece e samba faceira em Feliz natal Papai Noel, de Martinho da Vila. Ainda no mundo do samba, o carioca Marcos Sacramento visita o repertório paulistano de Adoniran Barbosa em Véspera de natal. Irresistível, Wanderléa pisa em repertório de Assis Valente com Recadinho de Papai Noel.

A iniciativa de pesquisar temas natalinos entre o cancioneiro brasileiro é inédita. O disco temático acerta ao optar pela pesquisa do repertório entre grandes compositores. Garantia de que pode ser ouvido além das festas de fim de ano, sem mofar na gaveta até a próxima festa.

 

 

Fonte: Ziriguindum