Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Música do Brasil

Música do Brasil

Adriana Calcanhotto alucinou em Portugal

Livro conta episódios vividos no nosso país durante a última digressão da cantora brasileira

 

Adriana Calcanhoto no Coliseu de Lisboa (Foto: Manuel Lino)

 

A cantora brasileira Adriana Calcanhotto lançou um livro intitulado «Saga Lusa», no qual descreve crises de pânico e alucinações sofridas durante a digressão de espectáculos realizada em Maio, em Portugal, com temas do disco «Maré».

 

De acordo com a edição online do Jornal do Brasil, a crise de pânico resultou de «uma combinação mal sucedida de remédios prescritos para uma gripe forte» que a fez viver «alucinações, passar noites sem dormir, ter medo de apagar as luzes, de morrer».

No livro, com chancela da editora brasileira Cobogó, a cantautora descreve o quotidiano das viagens em Portugal e relata detalhes de dias e noites sem dormir, expondo uma consciência interna e externa de si própria desconhecida dos seus fãs.

Nesta digressão atribulada, Adriana Calcanhotto chegou a cancelar alguns concertos - um por doença, outro devido à chuva - e terminou uma actuação no Coliseu de Lisboa a cantar a cappella devido a uma falha eléctrica.

No primeiro capítulo conta como ficou doente, depois as alucinações no que julgava serem pesadelos, como se foi apercebendo do pânico: «sente a língua enrolar, ouve vozes, vê cores piscando freneticamente e vivencia cenas absurdas, que a perseguem até a exaustão».

«Acordo de (mais) um pesadelo, em prantos, banhada de suor, sentindo um cheiro insuportável dentro do nariz, não de fora, nas narinas secas, arrepios pelo corpo. Vou pro espelho esperando ver um urso panda em trajes psicadélicos, e minhas pupilas são agora dois pires de tão dilatadas. (...) e agora?».

O livro - com 150 páginas - reúne ainda citações musicais e literárias, que vão de Vinicius de Moraes a Camões, passando também pelas próprias canções, e apontamentos pessoais como a ligação viciante com a Internet, impressões dos quartos de hotel, e a raiva das companhias aéreas que desconsideram os seus pedidos de alimentação vegetariana.

«Saga Lusa» vai ser lançado em Portugal em Novembro pela editora Quasi.

 

Fonte: IOL Música