Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Música do Brasil

Música do Brasil

Cássia Novello lança EP “Mundo Presente”

A cantora e compositora carioca Cássia Novello estreia seu mais novo trabalho: o EP “Mundo Presente”, já disponível para audição nas principais plataformas de música digital. Neste lançamento, que tem produção de Lucas Vasconcellos (Letuce, Legião Urbana), Cássia explora influências do pop feminino nacional com temáticas contemporâneas.

"Mundo Presente" teve um processo criativo único na trajetória da cantora. Após definir as diretrizes das músicas com o produtor Lucas Vasconcellos, reuniram-se na Casa do Mato para as gravações ao vivo, sem ensaios prévios com os músicos Mauro Berman e Marcelo Vig. Quatro das cinco faixas foram gravadas neste formato, em apenas um dia. Piano, pianos elétricos, guitarra havaiana, sintetizadores, violões e vozes foram registrados posteriormente, também passando pelos estúdios Serrano e Superfuzz. O arranjo para a faixa "Presente do Acaso" teve um processo de criação diferente, unindo somente a cantora e Vasconcellos nos synths, samples e guitarras.

Depois da elogiada estreia no álbum “Noturna” (2013), o single “Presente do Acaso” revelou uma roupagem diferente para o som da artista, unindo tons do alternativo e do indie com um clima da MPB e do eletropop. A faixa, segunda do EP, apontou uma nova direção lírica, versando sobre desligar-se da busca por um relacionamento e simplesmente permitir-se ser feliz por um momento. Mas o EP abre ao som de “Mundo”, composição que traz reflexões sobre a falsa sensação de prisão decorrente do dia-a-dia moderno. Ao comparar duas perspectivas - a do indivíduo como mera partícula perante o Universo; e a do ser, que comanda seu próprio mundo -, o arranjo acompanha essas inquietações, utilizando como mote a turbulência e o caos diante do desconhecido.

Em “Versões Reais”, a quarta faixa, Cássia resgata uma composição de 2012 na primeira canção gravada em estúdio para este EP. Inspirada pelo momento de grandes mudanças políticas que o Brasil enfrentava já naquela época, a cantora explorou o tema pela primeira vez em seu trabalho, ainda que de forma subjetiva. O arranjo reforça essa descrença com um tom irônico nas melodias da guitarra.

“A letra retrata a percepção de uma visão tendenciosa em todas as fontes de informação e levanta à pergunta ‘Que versões dos fatos que são reais?’, como uma crítica ao uso de informações falsas para justificar uma posição”, explica Cássia.

Por fim, “Let me get to know you” e “Higher” trazem letras em inglês. A primeira aborda a magia do encontro de olhares e o disparo da imaginação sobre as possibilidades do momento. Embora a canção seja inédita, ela traz alguns versos de "Terror, fantasia e outros mais" (presente no álbum “Noturna”), em uma tradução literal para a língua inglesa. Este foi um pedido do produtor Lucas Vasconcellos com o objetivo de estender a letra para que a música se desenvolvesse mais ao longo da sua execução. A intenção do arranjo é dar a roupagem apropriada para que a canção seja trilha de muitos encontros pelo mundo.

“Higher”, por sua vez, trouxe novas nuances por meio de colaborações. A letra do irmão Eric Novello, inspirado por seu livro “Ninguém nasce herói”, ganhou melodia de Renan Nazzos e Cássia. O título faz referência à ideia de elevar-se e não permitir  afundar-se nas dores do mundo, abordando ainda a necessidade de se reinventar e renascer. A sonoridade remete à expansão da mente e ao pensamento “fora da caixa”, tanto sobre o indivíduo quanto sobre o mundo à sua volta.

“Mundo Presente” vem para somar a uma trajetória iniciada ainda na adolescência. Cássia  surgiu na cena do Rio com o grupo Roof Cats, apresentando releituras dos clássicos do rock and roll, como The Doors e Pink Floyd, e das composições de Alanis Morissette. Seu trabalho autoral a levou a participar de diversos concursos de composição e festivais de bandas independentes. O disco de estreia, “Noturna” (2013), foi elogiado pela crítica especializada. Agora, com a parceria de Vasconcellos, o tom reflexivo e apaixonado do primeiro disco ganha contornos empoderados e sensuais.

“Dois anos após o lançamento do ‘Noturna’, e com o fim da banda que me acompanhou em 2015 nos shows, saí em busca de seguir com a carreira autoral. A missão não era fácil, pois era necessário que o novo produtor entendesse o distanciamento da sonoridade pop rock noventista do primeiro álbum, para trazer referências mais atuais. Sintetizadores eram uma necessidade, mas sem perder a influência do rock”, conta a cantora.

 

Ouça “Mundo Presente”:

 

Spotify: http://bit.ly/MundoPresenteSpotify

Deezer: http://bit.ly/MundoPresenteDeezer

iTunes: http://bit.ly/MundoPresenteiTunes

Google Play: http://bit.ly/MundoPresenteGPlay