Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Música do Brasil

Música do Brasil

Do samba à bossa nova, brasileiros animam Verão português

Caetano Veloso, Rita Lee e Martinho da Vila são aos dos embaixadores canarinhos

 

Caetano Veloso em Lisboa (Foto Cláudio Andrade)

 

Caetano Veloso, Rosa Passos, Rita Lee e Martinho da Vila são alguns dos músicos brasileiros que vão animar o Verão português, numa série de espectáculos que coincide também com o 50 aniversário da Bossa nova, escreve a Lusa.

 

Rosa Passos, que afirmou «viver com a bossa nova», inicia na próxima sexta-feira em Lisboa, no CCB (Centro Cultural de Belém),uma digressão que a levará ao Funchal, Aveiro, Braga, Caldas da Rainha, Coimbra e Tavira.

Na bagagem, Rosa Passos traz o seu mais recente álbum, «Romance», editado a 9 de Junho.

«Em "Romance" canto coisas muito antigas a que dou o meu jeitinho, faço minha criação, dou sempre um tom jazzístico, sem nunca esquecer a bossa nova», disse.

No mesmo dia, Rita Lee actuará no Coliseu de Lisboa.

Acompanhada pela sua banda, a intérprete de «Lança Perfune» irá passar em revista alguns dos seus êxitos, como «No escurinho do cinema», e temas dos álbuns «Balacobaco» (2003) e «Perfil» (2006).

 

Djavan apresenta novo disco em Portugal

Djavan, o cantor de «Lilás», actua nos Coliseus de Lisboa e Porto, nos dias 4 e 6 de Julho, respectivamente, para apresentar o seu mais recente trabalho, «Matizes».

Arnaldo, o líder da banda Titãs que deu brado nos anos 1980, apresentará os seus dois últimos álbuns de originais - «Qualquer» (2006) e «Saiba» (2004) - no dia 23 de Julho na Casa da Música, Porto, com a participação da vocalista dos Clã, Manuela Azevedo.

O sambista Martinho da Vila é a grande surpresa da segunda edição do Festival Delta Tejo, que decorre em Lisboa de 18 a 20 de Julho.

Martinho actua dia 18 no palco principal, onde no dia seguinte actuarão três brasileiras: Mart'nália, sua filha, Ana Carolina e Adriana Calcanhoto.

Sambista de Vila Isabel, Martinho da Vila irá apresentar no Alto da Ajuda alguns dos seus sucessos como «Devagar, devagarinho», «Dancei» ou «Tá delícia».

Adriana Calcanhoto, cujo repertório passa pelo samba, o funky e a bossa nova, encerra o segundo dia do festival, depois da actuação da portuguesa Mariza.

A cantora e compositora recebeu vários discos de ouro pelas vendas dos seus álbuns, em que se destaca «Adriana partimpim».

O festival fecha, no palco principal, também em tom brasileiro, com Chiclete e Banana.

Noutro palco do festival, o Montepio, a presença brasileira é assegurada por Couple Coffee, cujo mais recente álbum é dedicado à bossa nova.

Entre outros, a banda brasileira interpreta temas de Tom Jobim, Vinicius de Moraes, Carlos Lyra, Roberto Menescal e Nilton Mendonça.

O tropicalista Caetano Veloso tem presença marcada no Cool Jazz Festival, actuando dia 30 de Julho no Jardim do Marquês de Pombal, em Oeiras.

Acompanhando-se ao violão, o músico deverá ainda deslocar-se a Aveiro, onde actua na Praça Marquês de Pombal, dia 23 de Julho.

Outro «histórico» que actuará em Lisboa é Milton Nascimento, que conta já 45 anos de carreira.

O músico apresenta-se dia 18 de Julho com o Jobim Trio para apresentar «Bossas novas».

«Bossas novas» é o título do seu mais recente CD, um disco de homenagem aos 50 anos da bossa nova.

 

Fonte: IOL Música