Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Música do Brasil

Música do Brasil

Estamos velhos, mas ainda não morremos

Como se sabe, a Velha Guarda da Portela é um grupo de músicos (compositores e cantores), com idade entre 60 a 80 anos, formado no subúrbio do Rio de Janeiro e que até hoje sobrevive através de suas canções que estão eternizadas em vozes de sambistas famosos, como: Zeca Pagodinho, Paulinho da Viola, Beth Carvalho, entre outros.

 

Após passar um sufoco com o incêndio no barracão da escola de coração e perdido quase todas as fantasias, a VGP, além de se concentrar para o carnaval na Apoteose, reúnem forças para festa de 40 anos de "existência" do grupo.

 

A data para a contagem do aniversário foi a partir dos registros dos sambas por meio do disco “Portela Passado de Glória” , onde Paulinho da Viola foi o organizador da coletânea. O sambista tomou esta atitude pois ficou impressionado com o valor poético e harmônico das canções, e teve receio que as músicas fossem esquecidas com o decorrer do tempo, na época muitos dos compositores não sabiam nem ler, e nem escrever.

 

Durante todos esses anos, alguns compositores se foram, e outros chegaram, mas sem perder o estilo e a pura linhagem do samba, mesmo ficando de fora do mercado fonográfico e radiofônico. Hoje, o Grupo ainda é um dos pilares da cultura do samba e tem ao longo da sua história grandes nomes como: Manacéa, Monarco, Tia Doca, Tia Surica e outros bambas.

 

Dentre as canções mais famosas estão da VGP estão: Volta, Tudo menos Amor, Quantas lágrimas, Vai Vadiar, Coração em Desalinho e Tudo Azul

 

A história do Grupo já foi retratada em alguns livros e até no cinema, no documentário “O Mistério do Samba”, que foi dirigido por Lula Buarque de Hollanda e Carolina Jabor e teve a produção da cantora Marisa Monte, rendendo alguns prêmios no gênero.

 

Para comemorar este marco, a VGP realizará a partir de abril, 4 eventos (09/04, 14/05, 11/06 e 09/07), sempre aos sábados, à partir das 15h, na Gare da Estação Leopoldina, no Rio de Janeiro.

 

Cada evento será representado uma década de história,  e sempre um convidado significativo na trajetória do grupo se apresentará. Entre eles estão: Paulinho da Viola, Teresa Cristina, Beth Carvalho, Zeca Pagodinho, Marisa Monte, e outros.

 

O jornalista Sergio Cabral será o mestre de cerimônia da festa, e irá apresentar o melhor destes baluartes do samba, e como diz o Hino da VGP: “Nosso teor não é humilhar ninguém...Nós só queremos mostrar o que a Velha Guarda tem”

 

Enviado por Ulysses de Paula

Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.