Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Música do Brasil

Música do Brasil

Chico Buarque: Prémio de literatura é "abraço a Portugal"

 

Músico brasileiro distinguido pelo livro Leite Derramado , na gala do Prémio Portugal Telecom Literatura. Troféu entregue pela viúva de José Saramago.

 
 
O músico brasileiro Chico Buarque é o vencedor da edição de 2010 do Prémio Portugal Telecom Literatura, entregue ontem, 8 de novembro, em São Paulo, Brasil.

O autor de "Construção" recebeu o prémio de Pilar del Río, viúva de José Saramago. O escritor português estava nomeado para este prémio, com Caim , mas foi retirado da lista a pedido da Fundação Saramago.

Em declarações ao jornal Público, Chico Buarque afirmou que receber este prémio é "um abraço a Portugal e aos demais países da língua portuguesa". O artista disse ainda escrever em português, não obstante muitas vezes "não perceber o que os portugueses estão a falar".

A cerimónia foi apresentada pelo humorista Jô Soares, a quem Chico Buarque confidenciou estar a trabalhar em música nova, falando ainda sobre futebol.

Por este prémio Chico Buarque recebeu cerca de 42 mil euros. Em segundo lugar ficou Rodrigo Lacerda, com Outra Vida , e em terceiro Armando Freitas Filho, com Lar .

Leite Derramado é o quarto livro de Chico Buarque, que nos últimos 20 anos escreveu Estorvo , Benjamim e Budapeste .

 

Fonte: Blitz