Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Música do Brasil

Música do Brasil

Astros brasileiros já fizeram história no Grammy

João Gilberto, Laurindo Almeida, Gilberto Gil e Roberto Carlos tem esse troféu

 

 

Divulgação/Sony Music

Roberto Carlos ganhou um Grammy em 1988
 

 

 

Dizem por aí que você encontra brasileiro até na Lua. Então, nada mais lógico do que compatriotas entre os vencedores do Grammy. E já tivemos um que conquistou um troféu categoria mais importante da premiação. Trata-se de João Gilberto.

Em 1964, o Papa da Bossa Nova foi o vencedor do Álbum do Ano com Getz/Gilberto, disco que gravou ao lado do músico de jazz americano Stan Getz, e do qual participam a cantora Astrud Gilberto (sua esposa na época) e o maestro soberano Tom Jobim.

O brasileiro que ganhou mais troféus Grammy não é muito conhecido do grande público. Trata-se do violonista erudito Laurindo Almeida (1971-1995), que faturou cinco estatuetas entre os anos 60 e 80.

Em 1975, o grupo Chicago faturou o Grammy de Melhor Performance Pop Vocal, com a música If You Leave Me Now. E o que o Brasil tem a ver com isso? O percussionista brasileiro Laudir de Oliveira era integrante da banda, nessa época.

Roberto Carlos venceu o Grammy em 1988 em Melhor Performance Pop Latina, com o disco que inclui a música Si El Amor Se Va, maior hit do Rei no mercado latino.

O número de brasileiros ganhando troféus Grammy aumentou a partir dos anos 90, quando foi criada a categoria World Music. Nela, artistas brazucas como Milton Nascimento, Gilberto Gil, Sérgio Mendes e Caetano Veloso conquistaram suas estatuetas em formato de gramofone.

 

Neste ano, a única representante do país é Stella Hastings, radicada desde os oito anos de idade nos Estados Unidos. Ela concorre na categoria Melhor Álbum Clássico.

 

Fonte: R7