Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Música do Brasil

Música do Brasil

"Usamos a internet a nosso favor", diz tecladista do Skank sobre prêmio por ações de distribuição de música

Juliana Coutinho/Divulgação

Skank leva troféu de melhor videoclipe e iniciativa no Prêmio Multishow (18/08/2009)

 

Foi por causa de uma webradio, de participação em programas na internet e interação online com os fãs, entre outros projetos, que o Skank levou, na última terça-feira (19), o troféu "Iniciativa" no Prêmio Multishow 2009. A categoria, nova na premiação, contabiliza os votos de um júri especializado para escolher o artista que merece reconhecimento às ações de distribuição de música em novas mídias, como o celular e a internet.

Para o tecladista Henrique Portugal, o prêmio representa a busca da indústria fonográfica pelas formas alternativas de promover e comercializar música. "Ainda não existe uma solução pronta para a melhor forma de se comunicar com o público. Todas as gravadoras, sites e lojas virtuais ainda estão testando. A internet mudou tudo. Essa é a grande interrogação", disse o músico ao UOL.

Assista Skank ao vivo no UOL Megashow
Ouça os discos do Skank na Rádio UOL
Samuel Rosa ensina a tocar "Sutilmente"
Visite o site oficial do Skank

Na premiação, Regina Casé, que entregou o troféu ao grupo, lembrou que o Skank foi pioneiro ao lançar em seu site oficial uma webradio com canções escolhidas pelos internautas. A banda também foi a primeira a participar do Megashow, programa musical exclusivo do UOL, gravado com nomes de destaque do cenário pop nacional.

Também junto ao UOL, promoveu uma videoaula para ensinar os fãs a tocarem no violão a música "Sutilmente". "Há anos o internauta pode comprar aquelas revistinhas de cifras, mas por que não usarmos o site para fazer essa representação de como tocar a música? E por que não o próprio artista ensiná-la? A gente fala que é uma versão tupiniquim do jogo 'Guitar Hero'", brinca Henrique.

Além de ter sido a primeira a lançar aplicatico para iPhone, a banda criou também um canal de notícias por celular e um projeto --o "Vote no Bis"-- para que o público escolhesse, durante os shows da turnê "Estandarte", as músicas tocadas no fim da apresentação. "Isso deu uma movimentação diferente às nossas apresentações", conta.

O tecladista diz também que a internet e a comunicação direta com os fãs já ajudou o Skank em diversos aspectos. "A tecnologia é muito rápida, para o bem ou para o mal. Não dá para negar que a web prejudicou muitos artistas com pirataria, mas em compensação é uma grande aliada e já nos ajudou desde a seleção do álbum ao vivo em Ouro Preto até a escolha do novo single".

Segundo Henrique, a banda quer ter a tecnologia como uma ferramenta aliada. "Acho que o mais importante é não tornar-se escravo ou engessado. Não acho que postar no Twitter 24 horas seja a melhor forma, por exemplo. O ideal é escrever o que realmente é interessante. Queremos usar a internet a nosso favor".

A banda, líder em indicações no Prêmio Multishow, levou também o título de melhor videoclipe por "Ainda Gosto Dela", eleito por votação do público.

 

Fonte: UOL Música