Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Música do Brasil

Música do Brasil

O Rappa em entrevista (I)

A banda brasileira O Rappa apresenta-se ao vivo, na próxima sexta-feira, no Pavilhão dos Lombos, em Carcavelos.

O disco "7 Vezes", editado no ano passado, é o pretexto para a deslocação a Portugal. Em entrevista ao Cotonete, Marcelo Lobato, um dos fundadores d' O Rappa, explicou o  intervalo de cinco anos entre a edição do último álbum de originais e do anterior: «foi a ordem natural das coisas». «Nunca sofremos a pressão para gravar um novo disco. Vem com espontaneidade, no nosso tempo», acrescenta.

Questionado sobre os constantes ataques à classe política e ao poder instalado no último registo, o músico sublinha que o Monstro (personificado no tema 'Monstro Invisível') «é a nossa crescente perda da humanidade». E dá exemplos: «o corporativismo que impera e não tem rosto, grandes cartéis influenciando o nosso livre arbítrio, desastres ecológicos previamente anunciados sem nenhum tipo de providência para contê-los, a Internet que traz benefícios mas que esconde pedofilia, neo-nazismo e outras barbaridades».

Já 'Meu Santo Tá Cansado', outro dos temas incluídos no novo álbum, é «um desabafo» de «alguém que reconhece os seus erros, os seus defeitos, mas que é extremamente tenaz e passa por situações-limite. Ele está quase exaurido, mas prossegue assim mesmo», conclui.

O Rappa também olha para o gueto, para o destino a que estão condenados muitos meninos e meninas no Brasil. É  disso que tratam faixas como 'Farpa Cortante' - para Marcelo Lobato, mais uma vez se fala de «situações à beira do limite». «Os jovens de comunidade ou os que habitam as ruas estão constantemente passando por essas agruras descritas na música», lembra. E exemplifica com «a infância perdida, a falta de perspectivas, a falta de acesso a boa educação, as famílias desestruturadas, o convívio com o crime e as drogas, as humilhações  infligidas pelos órgãos governamentais, pela polícia».

Pode acompanhar o resto da entrevista com Marcelo Lobato ao longo desta semana, em antecipação do concerto d' O Rappa, esta sexta-feira, em Carcavelos.

 

Fonte: Cotonete