Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Música do Brasil

Música do Brasil

«7 Vezes», O Rappa

Fiéis aos seus princípios, O Rappa continua a comunicar através de palavras cortantes e sons heterogéneos em que a exigência é ponto assento no contrato.

Cinco anos depois do último disco, O Rappa está de volta com «7 Vezes». A sétima vida de um dos mais cortantes e interventivos grupos do Rio de Janeiro não é especialmente diferente das anteriores o que, neste caso, é um bom sinal de fidelidade a ideias muito próprias.

Os temas são mais ou menos os mesmos: o ataque às forças policiais e a antítese no retrato do crime carioca, e não só, mas também o «colarinho branco», como se pode escutar em «Monstro Invisível», um dos mais clarividentes depoimentos sobre o mundo corporativo de hoje.

Ao fim de 15 anos de existência, O Rappa sabe que está quase a ocupar o espaço deixado vazio pelo desaparecimento de bandas como a Legião Urbana ou dos antigos Titãs (na era Arnaldo Antunes). Mesmo sem ser uma obra de viragem na sua carreira, «7 Vezes» é um álbum sem cedências.

Já sem o mítico Marcelo Yuca, que deixou a banda algum tempo depois de ser baleado, o Rappa continua a fazer sentido e essa é a principal lição a retirar deste «7 Vezes». Se hoje o seu grito ecoa por milhões de ouvidos no Brasil, é por mérito e não por terem cedido ao facilitismo.

 

Fonte: Disco Digital